Skip to content

Dona Onça Entrevista: Bárbara Luiza Oliveira

16/03/2011

Todo mundo vê as roupas nas vitrines e passarelas, mas nem todos sabem como as coleções são feitas, como é o processo de criação ou mesmo de onde vêm as tendências. Assim, o post de hoje é uma entrevista feita com a Bárbara Luiza Oliveira, estilista da marca DTA. Na entrevista, ela conta um pouco a respeito desses assuntos e muito mais. Vamos ver?

Foto: Divulgação

1)      Como é feita uma coleção?

Uma coleção nasce de uma somatória de resultados, boas ideias, muita pesquisa e principalmente de um grande princípio: Quem você é? Aonde quer chegar?O que desejam seus consumidores?

2)      Como é o processo de criação das peças?

Feito tudo o que relatei na pergunta anterior e sabendo exatamente o que se quer, a primeira coisa a fazer é tomar a decisão do tamanho da coleção, é o que chamamos de montagem do script, é nele que decidimos as linhas de produto, por exemplo: Linha balneário, linha noite, linha casual, linha jeanswear, linha festa e outras. Então quando são decididas todas as linhas de produtos, partimos para a compra dos tecidos, aviamentos, adornos, definições de estampas e cores, etc. escolhidos e depois para a criação das peças que têm a ver com a estação e principalmente com a marca trabalhada.

Foto: Divulgação

3)      Por que é importante fazer a pesquisa de tendências no exterior?

Vivemos de forma globalizada e as publicações de moda (revistas, sites especializados) chegam em tempo real e todos podem ter acesso. O novo gera desejo de consumo, então precisamos ver de perto o que está acontecendo lá fora para atender o desejo coletivo dos nossos consumidores

4)      Qual é a influência das grandes grifes (Dior, D&G, Chanel, Miu Miu, YVS, Armani…)?

Grandes marcas consagradas tais como: PRADA, Gucci, Chanel e Dior carregam no seu DNA, anos e anos de bons resultados, de imagens de bons desfiles, nomes de grandes estilistas à frente delas e toda essa positividade é ainda agregada ao luxo, isso faz com que cada lançamento tenha destaque diferenciado.

5)      Quem são os grandes “lançadores” de tendências?

A cada estação são desfiladas mais de 800 marcas, isso entre as semanas de moda de Paris, New York, Milão, Londres e do Brasil. As coleções de melhor resultado entre shape, styling, casting, beleza e proposta fotografadas e divulgadas, principalmente, pelos diretores das revistas de maior importância no país são decodificadas e legendadas, e conseguem despertar o desejo e geram força de consumo, é o start da grande cadeia lançadora de tendências.

6)      Como essas tendências são trazidas e adaptadas para a moda brasileira?

Em pleno século 21 a mídia divulga imagens em tempo real e o mundo parece cada vez menor. O mundo globalizado favorece o conhecimento e as viagens são cada vez mais acessíveis. Porém, hoje, as pessoas cuidam de conhecer tudo o que divulgado no mundo fashion, no entanto elas estão atrás não só da moda, mas do estilo. Com tantos desfiles acontecendo a cada estação, uma profusão de imagens invade as revistas e sites especializados e com isso já não acreditamos em um só rumo, uma só verdade fashion, mas sim em várias possibilidades e em grandes ideias. A moda está cada vez mais democrática e o discernimento é o que nos direciona nas nossas escolhas.

7)      O que/quem são as It Girls e por que são tão importantes?

Estilo, bom gosto e muita atitude são atributos que destacam as It Girls. Exatamente por possuírem um estilo diferenciado, elas são observadas, fotografadas e claro, são destaque na mídia especializada. Elas se tornam referencia e acabam influenciando a moda com seus looks, às vezes baseados nas passarelas e em outros momentos, fazem suas produções e acabam lançando propostas que são seguidas por aqueles que as observam.

8)      O que você acha das criações brasileiras?

Acho que com a organização do calendário de lançamentos a moda brasileira passou a ter maior visibilidade no mercado mundial, no entanto não podemos confundir moda brasileira com folclore ou regionalismo. Acho o Brasil fantástico, um país belíssimo, com seus oito mil quilômetros de inspiradoras praias, temos sol o ano inteiro iluminando o nosso país e acredito que aqui é um grande lugar para despontar as mais belas criações na moda mundial.

9)      E o que você acha/pensa dos eventos de moda que acontecem no Brasil (SPFW, RJFW, Oi Fashion Tour, Minastrend Preview)?

Há 15 anos, desde que Paulo Borges organizou e criou o SPFW, o Brasil passou a ser destaque no cenário da moda mundial. Os eventos de lançamento de moda são importantíssimos para organizar o setor, alinhando lançamentos de tecidos e aviamentos com as coleções.

Para as editoras de revistas, blogueiros e mídia especializada, os eventos de lançamento das coleções possibilitam programar, escolher e definir as imagens da estação com precisão. E para nós, estilistas, foi excelente, pois tais eventos colocam o Brasil no cenário da moda mundial, trazendo visibilidade, compradores e revelando um país que também produz roupas incríveis, gera emprego e que não é só bom de bola, mas também bom de moda.

Por Larissa Oliveira Pimentel

Mini-currículo:

Bárbara Luiza Oliveira é estilista da marca brasileira DTA. Formada pela UEMG – Universidade Estadual de Minas Gerais – está à frente das coleções femininas da DTA por mais de 15 anos e confessa ser uma apaixonada pelo universo jeanswear.

Obrigada, Bárbara! Obrigada, Larissa!

Adorei a entrevista!

É sempre bom conhecer um pouco mais sobre o mundo da moda!

E vocês? O que acharam?

Beijo!

Anúncios
One Comment leave one →
  1. 16/03/2011 09:52

    Oi Carol! Nossa adorei seu comentário lá no blog! E adorei o post! Assim como a Bárbara, eu também me formei na uemg e já até trabalhei pra dta na criação de estampas. O espaço onde fica a equipe de criação é muito inspirador, cheio de painéis e referências por todos os lados e na época eu sonhava em me tornar estilista também! não deixo de ser um pouquinho já que eu faço grande parte das minhas próprias roupas né! hehe! bjos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: