Skip to content

#Girltalk

22/10/2010

Vamos falar de futuro? Eu sempre pensei (me estressei rs) muuito a respeito do que “eu queria ser quando crescesse”  e o que eu teria que fazer para conseguir. Mas, do ano passado para cá, ando pensando ainda mais. Por que? Por que me formei na faculdade e vem àquela pressão interna: é… agora vou ter que me virar! E, quando falo em me virar, quero dizer que chegou a hora de buscar formas de ganhar/poupar dinheiro. Afinal de contas, eu (ainda) não sou rica, quero ter uma carreira de sucesso, uma vida estruturada, casar, ter filhos, passar uma semana curtindo em Las Vegas e outra fazendo comprinhas em Paris haha #menosmenos

Mas “e aí? E aí? E aí, mano?” Pois então, a 1ª coisa foi guardar na mente uma frase que ouvi do meu namorado: o importante não é o quanto você ganha, mas sim, o quanto você gasta.” E nada é mais óbvio e menos seguido do que esse conselho. Mas é que, com tantos cartões de crédito, financiamentos, facilidades, etc, a gente acaba gastando até mais do que se ganha. Aí não tem como investir no futuro, né?

Bom, contei essa historinha toda para falar algumas dicas que ouvi de amigos, li na net ou vi na TV e que achei legais para dividir com vocês. Elas ajudarão no planejamento financeiro e, consequentemente, a evitar gastos desnecessários.

São essas:

Tenha uma meta: por que você quer juntar dinheiro?

Faça um wish list com as coisas que você precisa ou que deseja muito;

Antes de comprar roupas, sapatos e acessórios, tente lembrar se eles combinam com outras peças que você já tem;

Essa eu ouvi de um economista, galera rs: some todas as suas despesas fixas, subtraia no valor que você ganha, calcule 30% sobre esse valor que sobrou… Pronto! É isso que você pode gastar com o/s seu/s cartão/ões de crédito/s para não se comprometer mais para frente;

Anote tudo o que você gasta. Assim, você poderá ter mais controle e ver para onde está indo o seu dinheiro;

Se sentir uma vontade louca de comprar alguma coisa, tipo assim, por impulso, diga que vai dar uma volta e pensar melhor e saia da loja! Talvez, depois de “esfriar” a cabeça, você até queira voltar e comprar mesmo tal coisa, mas nem sempre isso acontece;

Faça cartões de desconto ou fidelidade nas lojas que você mais gasta. É uma boa alternativa para conseguir reduzir o valor de sua compra;

Sempre que possível, compre à vista. Dependendo, você até consegue um descontinho básico.

Viram como é simples, basta aplicar, né? 😀 Gente, tinha que ter a matéria de Educação Financeira nas escolas!! Fundamental!

E já que já estamos nos preparando para 2011, que tal entrar no novo ano no azul, hein? 😉

E vocês? Tem mais dicas?

Beijos!

6 Comentários leave one →
  1. 22/10/2010 16:20

    Olá Carol, gostei do post.. pois me identifiquei com ele!
    Sou TOTALMENTE a favor de educação financeira nas escolas, isso ajuda até a economia do país..

    Lembra qdo a gente conversou no twitter sobre cartão de crédito.. Eu uso bastante o cartão mas de forma bem controlada (entendeu?) aprendi que: as compras parceladas comprometem o limite do cartão, NUNCA pague o valor mínimo, guarde os comprovantes e confira qdo chegar a fatura.

    Beijos

    • 22/10/2010 16:27

      haha acho super legal ver “nosso” nome
      no comentário rsrs
      Mas,então!
      Tinha que ter mesmo,em vários
      países desenvolvidos têm. O Brasil tem que
      se preparar,ainda mais agora que está crescendo
      tanto,né?
      Lembro sim!
      E são dicas valiosas!! 😉
      Beijos,xará!
      – Carol –

  2. 22/10/2010 21:55

    Carol… adorei o post!! São dicas valiosíssimas!! Dificilmente a gente pensa no futuro!! Somos todos imediatistas…. Queremos viver o momento. Falou e disse! Pareabéns!! O Blog está cada vez melhor! Beijos da Cris.

    • 25/10/2010 11:45

      Tem razão,Cris!
      Eu sou um pouco assim mesmo e esse
      post é bom para mim também!
      Preciso começar a planejar mais!
      Obrigada pelo carinho!
      Beijos!
      – Carol –

  3. Closet 15 permalink
    23/10/2010 12:18

    adorei o post!!!!!!!!!

Deixe um comentário

